Como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa? O que precisa para abrir uma empresa? Você já se perguntou sobre isso? Pois bem, é sobre isso que iremos tratar neste post.

Na hora de abrir uma empresa, muita gente ainda não sabe sobre como começar. Abrir e formalizar uma empresa, deixando-a legal perante as instituições, pode ser um grande pesadelo para alguns.

Sabendo disso, fizemos esse artigo para te ajudar.

Vem comigo!

Como abrir uma empresa: considerações iniciais

Primeiramente, saiba que para abrir uma empresa é preciso fazer seu Contrato Social, que é um tipo de certidão de nascimento dela.

Nesse contrato, é informado o tipo de empresa, se será Sociedade Simples, Microempreendedor Individual, Sociedade Anônima, dentre outras. E também, é informado sobre suas principais atividades.

Nessa fase, você precisa ter um contador para te orientar ou te ajudar, inclusive, para saber se é possível enquadrar sua empresa no Simples Nacional.

O Simples Nacional para quem não sabe, é um sistema que permite o pagamento simplificado de impostos e de menor alíquota, se comparado a um do tipo tradicional.

E mais, atualmente, o Contrato Social precisa constar a assinatura de um advogado para ser ratificado.

Como abrir uma empresa: quanto a burocracia

Depois de ter pronto o Contrato Social, você vai agora fazer o registro de sua empresa na Junta Comercial do seu estado. Isso quer dizer que sua empresa já existe de forma oficial.

Feito isso, você vai agora precisa requerer seu Certificado Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Atualmente, em alguns estados, você pode fazer isso na própria Junta Comercial.

Ou entre no site da Receita Federal e faça isso. E não esqueça de pesquisar o nome de sua empresa para saber se ela já existe.

Depois de fazer isso, vá até a Prefeitura de sua cidade para requerer o Alvará de Funcionamento do seu estabelecimento. Geralmente, você paga uma taxa por isso.

Nesse caso do requerimento do Alvará, pode ser feitas algumas exigências para você, tudo depende da atividade do estabelecimento. O que pode depender de uma autorização do Corpo de Bombeiros ou da Vigilância Sanitária de sua cidade.

Se sua empresa precisa realizar atividades de comércio, indústria, comunicação e energia, ou transporte, você precisa obter uma inscrição junto à Secretaria da Fazenda do seu estado.

Delimitando seu negócio: o que é?

Agora é hora de delimitar seu negócio, ou seja, você precisa ter uma ideia inicial do setor de atuação do seu negócio. E isso pode ser feito por você ou uma empresa especializada em consultoria empresarial.

É importante fazer um estudo do mercado e ramo de atuação de sua empresa, isso ajuda a reduzir incertezas e riscos do seu negócio.

Outra parte necessária, é fazer uma viabilidade econômica do seu empreendimento, pois isso permite você investir no negócio com mais segurança e ainda ficar mais seguro para buscar algum tipo de financiamento bancário.

Agora você vai definir os processos internos do seu negócio, estudo dos custos iniciais e mensais, ações de logística, atendimento ao público e você poderá traçar ações estratégicas que favoreçam seu negócio.

Você pode fazer isso melhor por meio de um plano de negócio, falaremos sobre ele adiante.

Contudo, o que garantirá a sobrevivência do seu negócio é sua capacidade de adaptar ele às condições de mercado e exigências do consumidor.

O nome de seu negócio

Defina o nome de seu estabelecimento conforme seu ramo de atuação. Ele deve ser curto e fácil de lembrar e representar ou exprimir uma personalidade.

O nome do seu estabelecimento, hoje, representa um importante ativo.

Defina a localização de sua empresa.

Por que isso é importante? Isso pode representar o fracasso ou sucesso do seu negócio. Por exemplo, se for um varejo, por exemplo, uma farmácia, supermercado ou loja de roupas, você deve ter uma boa localização.

Isso porque você precisar estar onde seu público estará passando, ou seja, você precisa estar onde há fluxo de pessoas.

Por isso, tenha uma localização estratégica.

O plano de negócios

Esse documento, resumidamente, traz para você um cenário geral do mercado de sua empresa, prevê processos internos e investimentos, probabilidade de retorno, dentre outros.

Esse documento te ajuda a compreender o que é seu negócio, o seu público, as necessidades de capital, mostra a estrutura interna e organizacional e traz um plano de marketing a ser implementado, por isso, sua importância.

De modo geral, um plano de negócio precisa constar:

  • Um estudo do mercado onde a empresa pretende atuar, com as tendências e projeções futuras no cenário;
  • Consta um plano de marketing com as ações necessárias de serem implementadas;
  • O plano de gastos da empresa;
  • Define o corpo gerencial da empresa;
  • As necessidades de equipamentos, móveis e outros acessórios;
  • Quais produtos a empresa vai desenvolver ou comercializar;
  • Define as fontes de fornecimento do seu negócio;
  • O público a ser atendido.

Ou seja, esse plano permite você empreendedor agir com mais segurança, pois estará conhecendo as necessidades e desafios de seu negócio.

O registro da sua empresa: documentos necessários

Você precisa ter seu negócio regularizado, até porque se não tiver, você não pode emitir nota fiscal, por exemplo.

Então, vamos ver o que precisa, em termos de documentos, para abrir uma empresa:

  • Defina seu modelo de negócio e qual será o nome de sua empresa (razão social e fantasia);
  • Contrate um contador de sua confiança;
  • Escolha o tipo de empresa (nessa parte seu contador pode te ajudar (MEI, ME, EPP, Médio ou Grande Porte);
  • Estabeleça o regime jurídico de sua empresa;
  • Defina o regime tributário de sua empresa, por exemplo, Simples Nacional (o contador vai te ajudar nisso);
  • Elabore o contrato social;
  • Defina os documentos para registro na Junta Comercial.

Concluindo

Neste post, você viu sobre como abrir uma empresa, bem como o que precisa para abrir uma.

Agora que você tem todas essas informações, não perca tempo, comece os procedimentos e abra a sua empresa e seja um grande empreendedor!

E se você precisar de nossa ajuda para começar a abrir sua empresa, estamos prontos para ajudar!

E, acesse nosso contato aqui na página. Combinado?

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *